Fesb

notícias

Notícias
16/08/2018

CEE-SP aprova abertura do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas na FESB - O curso prepara profissionais para atuarem em mais de 50 áreas diferentes

Quando se pensa na profissão de biólogo, logo vem à cabeça a imagem de um profissional que estuda espécies, geralmente em campo, ou mesmo em laboratórios. Mas saiba: a atuação deste profissional é muito mais ampla do que se imagina. De acordo com sites especializados, ele pode, dependendo de sua formação, atuar em, pelo menos, 50 áreas diferentes. 

E é por estar sempre sintonizada com as tendências de mercado, que a FESB (Fundação de Ensino Superior de Bragança) abre mais uma opção aos estudantes interessados em iniciar uma faculdade. Ciências Biológicas – Bacharelado é a mais nova graduação que será oferecida pela FESB. A abertura do curso já foi aprovada, em maio, pela Câmara de Educação Superior e também homologada pela presidente do Conselho Estadual de Educação (Portaria CEE-GP 187, publicada no Diário Oficial de 31 de maio de 2018). Na segunda-feira (13) os especialistas designados pelo CEE (oriundos da UNESP e da UFABC)  estiveram na FESB, conhecendo a estrutura, vistoriando as instalações, visando a autorização para início de curso. Os membros do órgão foram recebidos pela Diretoria Acadêmica (Profa. Dra. Maria Raquel Costa Negro e Profa. Me. Olinda de Cássia Garcia Sando) e pela Profa. Dra. Aline Sampaio Pinto (responsável pelo projeto).

Segundo a professora Aline Pinto, o curso reserva aos seus futuros alunos grandes diferenciais. “Além de muitas aulas práticas e até mesmo do ensino da língua inglesa, nossa proposta envolve disciplinas voltadas a inovações e empreendedorismo”, adiantou. “A intenção é preparar o aluno para ser protagonista de um mercado exigente. Ou seja, apto e com visão inovadora, no sentido a criação de novos produtos ao mercado, em especial os que priorizam a sustentabilidade”.

SOBRE O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Nos últimos anos, a Biologia tem crescido significativamente e, dessa forma, tem ultrapassado as barreiras de outras áreas de conhecimento, permitindo ao biólogo um campo profissional muito mais abrangente e atrativo. Ele tem uma área de atuação quase infinita: estuda a origem, estrutura, evolução e funções dos seres vivos, classifica as diferentes espécies animais e vegetais e estabelece sua relação com o meio ambiente. Recombinar DNA para descobrir medicamentos e estudar a ação de enzimas para produzir um sabão em pó que torne a roupa mais limpa, por exemplo, são algumas das atividades que ele pode exercer.  A pesquisa básica na área das Ciências Biológicas é, hoje em dia, realizada em grande parte por biólogos. Isso inclui técnicas aplicadas na medicina, no controle de pragas, biotecnologia e na preservação ambiental. Os biólogos tem se inseridos fortemente em áreas de preservação e proteção ambiental, indústria farmacêutica e de alimentos, na indústria química desenvolvendo técnicas de controle biológico, entre outros tantos.

Vale lembrar que os professores de Biologia, portadores de diploma de Licenciatura em Ciências Biológicas e que exercem a profissão de educador também poderão fazer complementação como segunda graduação em um menor tempo, além de não precisarem participar de processo seletivo.

 

Galeria de imagens