Fesb

notícias

Notícias
14/06/2019

FESB tem no incentivo a pesquisa científica um de seus diferenciais - Confira os projetos aprovados para a edição 2019/2020 do PIC  

Formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Este é o desafio das universidades. Mas entre elas, se destacam aquelas que mais do que demonstrar aos seus alunos a importância de se dominar o conhecimento, conseguem estimula-los a dominar o desconhecimento. Ou seja, preparam profissionais motivados a buscarem respostas para o que ainda não se sabe, por meio de pesquisas. E é isto que a FESB (Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista) tem feito, através do Programa de Iniciação Científica (PIC). Proposta que aguça a curiosidade dos estudantes e leva a inserção do aluno de graduação em atividades de pesquisa científica, visando à construção de interações com o ambiente científico, por meio do desenvolvimento de um projeto, sob a orientação de professor.

Para a edição 2019/2020, o “start” já foi dado. São 25 projetos aprovados, com temas variados, envolvendo áreas como: veterinária, meio ambiente, biologia, nutrição, agronomia, história, pedagogia e bem estar humano. Os contemplados estão disponíveis no Portal da FESB ( http://fesb.br/system/warning_files/1232/original/Edital_DA_N%C2%BA_001.2019_-_PROJETOS_APROVADOS_-_PIC.pdf)

PIC

De forma resumida, a iniciação científica é um instrumento de aprendizado adicional. O objetivo é capacitar o aluno a agir como um pesquisador ético e dotado de uma visão sistêmica, que inclua a discussão de questões sócio-econômico-ambientais, bem como do conhecimento do seu verdadeiro papel como agente transformador, inserido na realidade de tempo e espaço da sociedade em que vivemos. Os benefícios vão desde melhora no rendimento acadêmico, enriquecimento do currículo do estudante, até aumento de inserção no mercado de trabalho. A prática também possibilita a integração das atividades de ensino e pesquisa da faculdade e a formação de profissionais mais críticos e mais bem preparados para os desafios do mundo globalizado.

 

Faça o download dos projetos aprovados (abaixo)

 

Download