Fesb

notícias

Notícias
04/09/2019

Jovens agricultores do futuro visitam a FESB e a Fazenda Escola

Estudantes de Bragança Paulista e Tuiuti que fazem parte do programa Jovem Agricultor do Futuro, oferecido pelo SENAR visitaram na quarta-feira (28) a Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB).  O objetivo do grupo

foi conhecer o Sistema Agroflorestal (SAF) implantado na Fazenda Escola da FESB, no semestre passado pelos alunos do Curso de Engenharia Agronômica da Instituição, sob a orientação do professor Engenheiro Francisco dos Santos Ferreira.

Antes de seguir para a Fazenda Escola, os jovens foram recepcionados no Centro Cultural da FESB e puderam saber um pouco mais sobre a Instituição, os cursos oferecidos e toda infraestrutura do Campus e ainda tiveram a oportunidade de visitar algumas instalações como os Laboratórios de Análises de Solo e Nutrição de Plantas, com orientações do trabalho desenvolvido por lá com a Coordenadora Prof. Dra. Liliane Romualdo e, brevemente também passaram pelos os Laboratórios de Química e de Anatomia.

Na visita a Fazenda Escola da FESB os alunos conheceram toda a estrutura do local, que atende as demandas dos cursos de Engenharia Agronômica e o de Medicina Veterinária, mas o foco principal foi o Sistema Agroflorestal (SAF).

O SAF é um tipo de cultura que consiste, entre outros critérios ecológicos, em conciliar o plantio agrícola, como hortaliças, verduras, com árvores de grande ou pequeno porte, frutíferas ou não. Professor Francisco dos Santos, que fez questão de acompanhar toda a visita, explicou sobre o processo de implantação do sistema, a manutenção da horta (atualmente feita por 3 estagiários do curso de Engenharia Agronômica e ainda  reforçou sobre a importância da disseminação deste  e de outros tipos de cultura ecológica. Ao final ainda possibilitou aos alunos um pouco de prática na terra, oportunizando que eles participassem do plantio de algumas mudas.

Os Jovens Agricultores do Futuro estiveram acompanhados do instrutor Alan Felipe Fonseca e das professoras Paula Marafante, Sandra Scavassa e Simone Conte.

As visitas ao SAF são aberta as escolas e entidades. Os interessados podem agendar pelo email: marketing@fesb.edu.br

 

 

Galeria de imagens