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04/11/2015

A Prática do Ensino de História

O curso de História promove, no seio das disciplinas específicas, o Projeto Ensinar a Ensinar História (PEEH), quando metodologias de ensino diferenciadas são apresentadas pelos professores, mostrando que, no dia-a-dia escolar, é possível envolver os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de forma lúdica e, acima de tudo, pedagógica. Em outras palavras, com o PEEH disponibilizamos recursos didáticos que servem de modelo aos futuros professores que aqui se formam. Mas o projeto não é feito apenas pelos docentes, pois temos consciência de que não basta oferecer recursos aos professores em formação, mas incitá-los a elaborarem seus próprios meios didáticos para o desempenho de sua função de mediador do conhecimento. Para ser concretizado, os alunos são convidados a elaborarem planos de aulas com metodologias diferenciadas para análise, correção e futura aplicação. Com o PEEH nossos discentes iniciam no decorrer do curso suas experiências práticas.

   Ainda no campo das disciplinas do curso de História, trabalhos solicitados como requisitos para nota se destacam pela singularidade e pertinência. Neste semestre, por exemplo, tivemos um jornal elaborado pelos discentes do segundo semestre, na disciplina História do Brasil Colônia II, ministrada pela professora Esp. Nathálya Raseira. Conforme as palavras da docente, “o objetivo era fugir dos trabalhos tradicionais e mostrar as habilidades e a criatividade de cada aluno. Eles tiveram a liberdade de definir os temas e a forma do que iriam fazer, desde que os mesmos estivessem relacionados à disciplina”. Houve grande interesse e dedicação por parte de todos. Uma votação para definir o nome do jornal e o formato foi realizada em sala. Foi escolhido o título: Descobrimento de Quinta. Nele podemos ler textos sobre a discussão historiográfica acerca do descobrimento do Brasil, sobre a invenção das caravelas, a chegada da família real em nossas terras, mitologia indígena, sobre os Bandeirantes, sobre nossas mulheres heroínas, escravidão, miscigenação, um horóscopo com nomes de personagens da história do Brasil, uma poesia autoral de uma aluna e ainda jogos. Esse jornal foi um piloto apresentado durante a III SEMACC Integrada das Licenciaturas. Mas há a real intenção de torná-lo um jornal do curso de História com periodicidade estabelecida e divulgação ampliada tanto na Instituição quanto fora dela.

É o curso de História escrevendo a história. É a nossa contribuição para uma formação de professores que tenham como princípio o respeito aos seus futuros discentes e toda sociedade.

Coordenação do Curso de História

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