Sobre a Pós

 “O curso de Especialização em Fisiologia do Exercício e Avaliação Física visa qualificar recursos humanos nas áreas de Educação Física. Devido às carências do mercado de trabalho local e regional com destaque para as áreas de Atuação Profissional no Setor da Promoção da Saúde da Comunidade, com atuação respectiva em Clínicas, Clubes, Centros Esportivos, Academias e Ensino Superior”.

Com a crescente mudança nos hábitos populacionais, com o aumento da expectativa de vida e, de forma geral, com a crescente preocupação da população com a saúde, o conhecimento dos mecanismos fisiológicos do ser humano se faz importante para que o profissional consiga atuar de forma direta no processo de prevenção, pesquisa e recondicionamento.

Atualmente, a fisiologia do exercício é considerada uma das áreas em franca expansão devido a sua atuação no processo de avaliação, montagem e prescrição do processo de treinamento físico e desportivo.

Esta área de especialização possui um caráter interdisciplinar visando a capacitação de profissionais, utilizando os conhecimentos tanto da área da saúde como da educação.

Desta forma, a Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista – FESB, através da implantação deste curso de Pós-Graduação, buscará formar profissionais capacitados na Fisiologia do Exercício e a Avaliação Física, para fornecer melhoria do aproveitamento da população em geral durante as atividades físicas.

 

Objetivo

 Dentro de uma abordagem de ensino atualizada e capaz de fornecer subsídios aos profissionais das áreas de educação, saúde e pesquisa o curso de especialização em Fisiologia do Exercício e Avaliação Física tem o objetivo de formar profissionais capacitados para atuar no campo da fisiologia do exercício dentro das áreas de atuação, desde a prevenção bem como a avaliação, prescrição e acompanhamento do treinamento físico de uma forma geral e desportivo garantindo desta forma, melhora na qualidade de vida das pessoas que realizam atividade física e de atletas envolvidos em competições desportivas.

 

carreira

Publico Alvo

 Profissionais de nível superior, que tenham vínculo com Universidades e que desempenhem atividades de ensino e pesquisa em saúde;

Profissionais de nível superior formados nas áreas de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Medicina;

Profissionais que desejam buscar o conhecimento científico da Fisiologia do Exercício e Avaliação Física e aplicar dentro do magistério e a prática esportiva.

 

Mercado de Trabalho

 O curso apresenta objetivos específicos a fim formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho visando o conhecimento científico e prático abordando as seguintes especificidades:

  • Capacitar profissionais provenientes da graduação em Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Medicina para desenvolver e atualizar o conhecimento ético e crítico baseado nas pesquisas científicas envolvidas com a Fisiologia do Exercício e Avaliação Física;
  • Formar o conhecimento das áreas básicas da saúde dentro da prevenção, avaliação, prescrição e acompanhamento do treinamento físico e desportivo da população em geral e de atletas;
  • Compreender e analisar os fatores de risco que levam alguma alteração na população em geral que pode vir a praticar exercícios físicos;

Desenvolver o interesse pela pesquisa dentro da área de Fisiologia do Exercício e Avaliação Física.

Diferencial

 A FESB oferece toda estrutura necessária para a realização do curso de pós-graduação com sua infraestrutura moderna e renovada com suas quadras poliesportivas, piscina semi–olímpica aquecida, academia com laboratório de biodinâmica, laboratórios de anatomia, biologia e informática.  Possui um corpo docente formado por professores mestres e doutores qualificados em suas áreas específicas. O curso será regido de aulas teóricas e práticas laboratoriais para que os alunos já vivenciem elementos importantes para sua carreira.

 

grade curricular

CLIQUE AQUI e acesse a matriz curricular

coordenação e Corpo Docente

Coordenação

Prof. Me. Eduardo Morvan L Gargaglione - lief@fesb.edu.br
Duração: 18 meses - 360 horas
Período: Período Integral - Sábado e Domingo (1 vez ao mês)
Número de Vagas: 35 vagas