AUTORIZAÇÃO: CEE Nº722/97 (DO 14.11.1997) / CEE Nº 112/98 (DO 02.04.1998) / CEE Nº 490/98 (DO 18.09.1999)
ÚLTIMO RECONHECIMENTO: Portaria CEE/GP n°36, (D.O. de 23-02-2021)
O curso de graduação em Medicina Veterinária é do tipo bacharelado e permite ao estudante uma formação ampla e ao mesmo tempo suficiente para aquisição de competências e habilidades para a atuação e para assumir a responsabilidade técnica nas diversas áreas de atuação do mercado de trabalho.
O curso de Medicina Veterinária da FESB iniciou em 1999, e assim há mais de duas décadas é reconhecido pela sua tradição no ensino de qualidade. A boa formação de médicos veterinários ocorre por uma base teórica sólida, as aulas práticas no hospital veterinários e fazenda escola, e vivências em visitas técnicas e grupos de estudo.
A graduação é reconhecida pela American Veterinary Medical Association (Associação Americana de Medicina Veterinária – AVMA). Chancela que permite aos profissionais formados pela instituição a possibilidade de exercerem a medicina veterinária nos Estados Unidos (EUA).
Conheça o HVET http://www.fesb.br/social_actions/8-hvet
https://instagram.com/hvet.fesb?utm_medium=copy_link
Coordenadora do Curso: Profa. Me. Maria Eugênia Moraes Araújo - coordmed@fesb.edu.br
Formar profissionais éticos e capazes de atuar na saúde animal e na saúde pública, participando de programas de prevenção, controle e erradicação de doenças, programas de controle sanitário de rebanhos e dos alimentos, evitando as zoonoses e garantindo a saúde humana, saúde ambiental e a saúde e o bem estar dos animais.
Todo aquele que se identificar com o setor de saúde animal, produção animal e saúde pública e que queiram se inserir ou se profissionalizar neste mercado.
Os Médicos Veterinários são profissionais que atuam na promoção da saúde e bem-estar dos animais, na produção, tecnologia e inspeção de alimentos, na saúde pública e na sustentabilidade ambiental.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) são mais de 80 áreas efetivas de atuação. Dentre as principais áreas podemos citar: clínica e cirurgia de animais domésticos e silvestres, anestesia, reabilitação animal, laboratórios de diagnóstico e pesquisas, produção de alimentos de origem animal, reprodução animal, marketing de produtos destinados para o uso em animais, perícia técnica, saúde pública, fiscalização e inspeção sanitária dentre outras.
Dentre os principais diferenciais do curso de Medicina Veterinária da FESB está o consolidado serviço de atendimento clínico-cirúrgico e de internação do Hospital Veterinário prestado a pequenos e grandes animais e a Fazenda escola, com localização privilegiada, muito próxima ao campus.
Com carga horária de 4450 horas, superior ao exigido pelo MEC, o curso de Medicina Veterinária da FESB oferece a possibilidade do curso em período noturno com a formação em 5 anos ou integral, com a formação em 4 anos.
Além disso, o curso possui professores altamente qualificados, na sua grande maioria mestres e doutores.
A graduação em Medicina Veterinária pela FESB é reconhecida pelos órgãos regulatórios do Brasil e pela American Veterinary Medical Association (Associação Americana de Medicina Veterinária – AVMA). Chancela que permite aos profissionais formados pela instituição a possibilidade de exercerem a medicina veterinária nos Estados Unidos (EUA).
Como atividade extracurricular, grupos de estudo oferecem palestras com oradores internos e externos, além de realizarem simpósios referentes a cada um dos grupos: o de animais silvestres, de pequenos animais, de animais de produção, de Medicina Equina, de Saúde única.
O Programa de Iniciação Científica (PIC) da FESB está bem consolidado, permitindo que os discentes do curso deem seus primeiros passos no caminho da pesquisa.
Para o desenvolvimento das competências e habilidades práticas o aluno participa de atividades em laboratórios bem equipados, aulas práticas no Hospital Veterinário com centros cirúrgicos para pequenos e grandes animais, internação e laboratório de análises clínicas.
Desde a primeira série do curso o aluno é estimulado a vivenciar o ambiente profissional veterinário podendo participar de alguns programas como Práticas Hospitalares, em que os alunos são inseridos na rotina clínica do Hospital Veterinário e desenvolvem habilidades e competências adquirindo experiência e sedimentando conhecimentos.
Outro programa bastante procurado é o de Apoio Acadêmico, que consiste em uma atividade optativa para alunos matriculados no curso. Esse programa seleciona os alunos, a partir do 2º ano por meio de uma avaliação escrita, rendimento escolar e entrevista, sendo que os selecionados recebem uma bolsa de estudo de 40%. Atuam juntamente com os professores, médicos veterinários e aprimorandos atuantes no HVET–FESB, no desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades técnico-didáticas, teóricas e práticas, relativas ao atendimento de animais.
Desde 2010 existe o Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária (residência), que se caracteriza por atividades intensivas de treinamento profissional supervisionado em serviço de assistência médica veterinária, com duração de dois anos.