Acões sociais

Coral

01/09/2014

 Que cantar faz bem a saúde já é conhecido por todo mundo, e soltar a voz traz inúmeros benefícios físicos e psíquicos.

Já está mais do que provado cientificamente que o ato de cantar provoca reações muito positivas no cérebro: diminui o estresse, melhora a coordenação motora, fortalece o sistema imunológico, reduz sintomas de depressão e ansiedade (males bem recorrentes na sociedade moderna) e até, ajuda a preservar a pressão expiratória em pessoas com doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC) – como pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), que analisou 43 pessoas portadoras das doenças.

Através dos exercícios vocais, muitas pessoas conseguem diminuir ou até mesmo abandonar o uso do fumo, álcool, e drogas. Agentes, que prejudicam os pulmões e os reflexos auditivos e visuais.

Cantar em Coral é uma válvula de escape positiva na vida para vários problemas ajudando na saúde e bem estar. Outros benefícios também comprovados pela prática do canto são: desenvolvimento da proatividade, auto-confiança, autoestima, liderança, disciplina, concentração, desenvolvimento cognitivo e motor.

O Canto Coral é considerado uma atividade democrática, já que o respeito e o trabalho comunitário são necessários para um bom resultado, e a música é capaz de trazer a leveza para as adversidades do dia a dia.

Inserção social e música são muito comuns de serem encontrados no estilo canto coral, recomendadas a todas as pessoas e pode servir também como terapia alternativa .

Sensibilizada com todas essas vantagens, a FESB tem disponibilizado ensaios de Canto Coral desde 1998 onde formou-se o Coral Vozes EnCanto, atuante até os dias de hoje, que tem se empenhado no canto a capella a fim de educar a voz e os ouvidos, elevando a cultura musical e o trabalho artístico que desenvolve. Em pouco tempo que a pessoa frequenta os ensaios, é possível perceber a mudança no comportamento com relatos de melhoras significativas no stress e humor, trazendo sensação de alívio e relaxamento. Cantar em Coral aguça a sensibilidade e, ainda melhora a autoestima de poder apresentar-se em público fazendo parte de um grupo, sendo necessária e útil sua participação.

O Coral Vozes EnCanto canta nas diversas atividades comemorativas da FESB, e tem se popularizado recebendo convites para várias apresentações festivas e natalinas em Bragança Paulista. Participou de Encontro de Corais da cidade e região que foram marcantes para o Coral tornando-o reconhecido no meio musical como referência na sua formação com quatro naipes de vozes.

O Coral é misto adulto que integra alunos, professores e funcionários e comunidade em geral, é um projeto social e não é necessário nenhum pré- requisito para participar. Os ensaios são às terças feiras as 18 horas na FESB e desde sua formação inicial é orientado e regido pela Professora Luciene Costa Lima, pianista e docente na FESB (Instituição mantenedora do coral) nas disciplinas de Música.

  Luciene Costa Lima

Fotos

  • coral